quinta-feira, 8 de julho de 2010

Tentativa

Há todo o tipo de pessoas na mesma estrada em que vou, mas nem todos vão na mesma direção. Ter um companheiro para a viagem é algo bom. Alguém com quem conversar, dividir medos, anseios e expectativas, alguém para se apoiar quando tropeçar... Mas esta pessoa só poderá caminhar comigo se estiver indo na mesma direção. Caso contrário, seguiremos rumos diferentes e cada um terá que continuar sem o outro.
Geralmente se pode encontrar pessoas perdidas, que não sabem pra onde ir ou o que procurar. Totalmente sem orientação!
Sempre tenho vontade de ajudar essas pessoas. De lhes falar pra onde eu vou e quem me mostra o caminho a seguir. Porém, "eles não nos deixam ajudá-los. Preferem a astúcia à crença. Embora a prisão deles esteja unicamente em suas próprias mentes, eles continuam lá. E tem tanto medo de serem ludibriados de novo que não conseguem livrar-se." (As Crônicas de Nárnia - Volume Único, A Última Batalha, pág. 717).


Semana passada eu me encontrei com alguém perdido pelo caminho. Era uma pessoa maravilhosa, agradável de se ter por perto em longas jornadas como esta. Entretanto, estava completamente perdido em sua própria teoria de que não há um caminho a ser seguido, muito menos alguém que indique este caminho ou mesmo um mapa que nos oriente. Ele dizia que estamos neste lugar apenas para vagarmos por onde quisermos, sem uma finalidade específica, e que não existe um 'depois'.


Acho que foi a primeira vez que realmente chorei por ouvir tais coisas. Como ensinar o caminho para alguém que não confia no seu mapa, no seu guia? 
Nessa hora, apenas confiei que Aquele que tem sabedoria e poder para me guiar nesse caminho, me mostrando por onde seguir, pode libertar esse pobre perdido da prisão dentro da sua mente.


Durante o percurso, passamos por muitas situações que nem sabemos como agir. O melhor a fazer nestes momentos é simplesmente confiar que existe um Deus que controla tudo e, da mesma forma como aconteceu com quem hoje O segue, pode acontecer com essas outras pessoas pela estrada, se assim Ele o quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário